Americas é uma rede de hospitais que faz parte do Grupo Amil, formada após a aquisição de mais de 25 instituições espalhadas pelo Brasil. O desafio da marca era juntar hospitais completamente diferentes dentro de um mesmo guarda-chuva institucional, o que significava padronizar desde a comunicação visual até os protocolos assistenciais.
Para a Wunderman, tratava-se de criar uma experiência unificada, levando em consideração a estrutura e conteúdo de cada site. Precisávamos de um UX flexível para comportar desde sites completos, com serviços e blogs, até instituições que sequer tinham presença digital.
A execução do conceito
Nosso trabalho de descoberta passou por diversas etapas: avaliamos os sites atuais, fizemos inventário de conteúdo, benchmarks, entrevistas com stakeholders e usuários, e também analisamos os relatórios de analytics e social.
A conclusão óbvia foi que a maioria dos sites não atendem as reais necessidades dos usuários. Isso se refletia na falta de serviços online, mas principalmente em não ter informações confiáveis para os diferentes públicos (pacientes, acompanhantes, profissionais de saúde e imprensa).
Nossa proposta abordava aspectos de conteúdo e serviços, mas o plano de trabalho foi faseado para entregarmos o básico bem feito (localização e contato, informações sobre especialidades e exames, convênios atendidos e currículos dos médicos).
Nossa entrega foi até a aprovação do conceito de experiência, após isso a produção foi tocada pela equipe da Possible.
Biblioteca visual
Para esse tipo de segmento a disponibilidade de assets visuais é crítica, por isso sugerimos a complementação de fotos de banco de imagens com produção de ilustrações e iconografia mais elaborada.