No final de 2017 a Vivo abriu uma concorrência para refazer o portal dentro do Adobe Experience Manager, e a proposta da Wunderman foi a vencedora. Para aproveitar o melhor do AEM, tudo foi refeito do zero.
Contexto
O portal antigo, apesar de ter por volta de 40 milhões de acessos por mês, não tinha a flexibilidade nem a agilidade que o cliente precisava: o site não era responsivo, os templates eram engessados e qualquer atualização tinha que ser feita por programadores. Pra driblar as limitações do CMS, boa parte das novas páginas passou a ser criada fora do portal, o que gerou um ecossistema complexo e redundante.
Como atuamos
UX
Após diversas entrevistas, repensamos toda estrutura para o site para refletir melhor a lógica dos usuários:
O menu foi simplificado a 4 itens.
Os produtos separados em celular e casa.
A área de ajuda foi complementada com uma série de tutoriais.
Os produtos separados em celular e casa.
A área de ajuda foi complementada com uma série de tutoriais.
Design
Todos os componentes foram desenhados a partir de um novo style guide, definido em conjunto com a equipe de UX da Vivo.
Para garantir consistência visual, estabelecemos regras para a construção de imagens, assim como um sistema específico de ilustrações.
Conteúdo
Definimos um tom de voz mais amigável para facilitar a compreensão dos produtos e serviços e para aumentar o tráfego orgânico demos um foco importante para SEO.
Customização
Com a integração das ferramentas de mídia e analytics ficou possível segmentar as audiências para personalizar a experiência, como por exemplo diferenciar o conteúdo da home para clientes e não clientes.